Instruções gerais de lavagem
Toda peça de vestuário se bem cuidada e tratada tem uma vida útil maior, além de uma melhor apresentação. Por isso preparamos este artigo com o intuito de ajudar os usuários nos cuidados relativos a seus uniformes.
Abaixo temos uma lista dos principais cuidados que devem ser tomados com seu uniforme e na sequência as orientações de lavagem para cada item de uniformização.
✓ Existem roupas que são mais delicadas que as outras e precisam de um tratamento especial. Antes de colocar sua roupa suja na máquina de lavar, tenha certeza dos cuidados que a sua roupa precisa. Leve em conta o tipo de tecido que ela é feita, qual deve ser a temperatura da água, se é preciso centrifugar ou se é melhor lavar à mão.
✓ A primeira ação ao receber seu uniforme é verificar a etiqueta com as instruções de lavagem no interior da peça, seguir estas instruções sempre que for necessário lavar a sua peça irá garantir uma maior vida útil do produto.
✓ Amarre os fios, feche os zíperes para evitar que suas roupas se embolem ou rasguem, verifique os bolsos se estão vazios, materiais dentro dos bolsos podem danificar suas peças ou o seu equipamento. Vire as roupas do avesso para preservar a peça e suas customizações como bordados e estampas.
✓ Independente se a peça pode ou não ser levada a máquina, procure sempre ao receber o uniforme efetuar uma primeira lavagem em separado da peça, este cuidado garante que qualquer sobra de pigmentação do processo têxtil possa danificar suas roupas pessoais.
✓ As peças com composição 100% Poliéster têm uma característica natural de formação de “pilling”, que são aquelas pequenas bolinhas geradas pela fricção excessiva do produto, por isso, caso a peça tenha orientação para ser levada a máquina, configure sua máquina de lavar roupas para um trabalho mais delicado, este cuidado ajuda a evitar o aparecimento das famosas bolinhas.
✓ Peças de inverno, quando em fora de estação devem ser lavadas e acondicionadas dentro de um saco vedado durante o período em que não serão usadas, isso evita a formação de mofo e que a peça seja danificada por agentes externos. Ao chegar a nova estação de frio antes de recolocar em uso, recomenda-se lavar novamente a peça.
✓ Tome muito cuidado com a dosagem dos agentes de limpeza como sabão em pó detergente e amaciante. Não pense que adicionar mais produto vai fazer suas roupas ficarem mais limpas. Se você perceber que suas roupas estão duras, com cheiro forte de sabão ou com manchas de pó sobre elas, então você está usando demais e isto pode manchar as peças de maneira irreversível. Siga a quantidade recomendada na embalagem do produto.
✓ A função dos produtos de limpeza é amolecer pequenas sujeiras e fazer uma limpeza básica e remover odores nas peças pouco sujas. No caso de peças manchadas ou encardidas, o ideal é ser feito uma pré-lavagem em separado, se necessário utilizando com cuidado produtos para remoção de sujeiras mais pesadas e somente após o enxágüe, levar as peças para lavagem junto das demais. O Molho tem a função de amolecer as sujeiras, porém o molho deve ser feito sempre em água fria e caso opte pelo molho em água com sabão em pó, o tempo máximo de exposição deve ser de duas horas.
✓ Nunca se esqueça de separar as peças para lavagem, a separação deve ser feita em Roupas delicadas e roupas resistentes, e por cor, roupas brancas devem ir à máquina sozinhas, assim como pretas, vermelhas, jeans e tons muito escuros. Cores pastel e claras, como cinza, creme, amarelo claro ou rosa, podem tranquilamente ser colocadas juntas.
✓ Nunca jogue o sabão em pó diretamente na roupa. Dissolva antes um pouco em água, para não manchar as peças. O mesmo vale para o amaciante. A máquina automática já faz esse trabalho por você, mas caso opte pelo tanque, tome essas precauções.
✓ Cuidado com a temperatura da água. Normalmente, roupa branca é lavada com água quente e roupas coloridas em água fria para não perder as cores. Existem também tecidos que necessitam de diferentes temperaturas. Tecidos com elastano (lycra), devem ser lavadas com água fria ou morna para evitar um esgaçamento das fibras.
✓ Quando houver indicação para não secar a peça em tambor (secadora), procure secar a peça na sombra.
O Inmetro exige que os fabricantes de peças do vestuário coloquem no interior de suas peças uma etiqueta contendo dados do fabricante, a composição da peça e as instruções de lavagem, sabemos que para muitos esta simbologia é incompreensível, confira abaixo o que significam os principais símbolos utilizados nestas etiquetas.