Mercado Têxtil em 2021: conheça as tendências e os desafios do segmento

Mercado Têxtil em 2021: quais são os maiores desafios para esse ano? Chegamos no segundo semestre: como fica o mercado têxtil pós pandemia?

Especialistas estão otimistas com a reação do mercado têxtil em 2021, as expectativas para o setor são positivas. Segundo a Abit, estima-se um crescimento de 2,3% para o mercado até o final deste ano.

A estimativa da Abit para o segundo semestre, com a reabertura do varejo, é que haja uma recuperação gradual no ritmo de encomendas. Outro aspecto que favorece o segmento têxtil é a expectativa de melhora na economia do país, com a possibilidade de juros menores e quitação de dívidas externas.

Estamos em uma terra privilegiada para o Mercado Têxtil. O Brasil conta com uma cadeia têxtil completa, ou seja, atua em todos os processos de atividades de produção. Da matéria-prima até o desenvolvimento de peças para vendas no varejo, atacado e também para a produção de peças personalizadas.

❖  Tendências do setor para 2021

Sabemos que os hábitos estão mudando e o consumidor está cada vez mais exigente. Para garantir a entrega, o mercado têxtil também está se adaptando às tendências, que incluem as novas tecnologias e a preocupação com o meio ambiente.

 

❖  Consciência Ambiental

A preocupação com o meio ambiente já é uma realidade. A pós pandemia exigiu atenção da sociedade para essa questão. No mercado têxtil não será diferente.
A tendência do mercado têxtil para 2021 é evitar o desperdício de recursos naturais. A reciclagem é uma das principais tendências das indústrias.

  • Consumo consciente

A moda agora é não desperdiçar. Até o consumidor está de olho nessa postura das marcas. As pessoas estão se tornando conscientes quanto à necessidade de evitar desperdícios, poupando matérias-primas e recursos naturais. Reutilizar também é uma tendência, ganhamos pontos com o mercado e com a natureza.

  • Individualização e personalização dos produtos

Uma das características mais marcantes do novo consumidor é a busca pelo diferente. Estamos na era da valorização de produtos personalizados e exclusivos. Isso significa que a produção em massa de peças idênticas já não deve ser mais o foco da indústria têxtil. O ideal é apostar no desenvolvimento de peças únicas e personalizadas, pensados para um grupo menor de indivíduos.

  • Novas tecnologias de fabricação

O processo de fabricação de uma peça envolve diversas etapas, algumas delas são:

  • modelagem
  • tecelagem
  • fiação
  • tricô
  • tingimento
  • costura
  • acabamento

Todas essas etapas que vêm sendo usadas pelo mercado têxtil há muitos anos, porém, no decorrer do tempo ocorreu uma série de avanços, visando o aumento da produtividade.

Com a revolução e modernização industrial, surgiu uma série de produtos e tecnologias que visam otimizar os processos de produção, tais como: corte laser, plasma, tecidos tecnológicos, jato de tinta, técnicas de pulverização entre outras.

  • Tecido Antiviral

Essa é uma tendência que surgiu ainda em 2020, devido a pandemia do Coronavírus. O tecido Antivírus foi criado e é capaz de bloquear até 99,9% do vírus em poucos minutos.
Quer saber mais sobre o tecido antivírus? leia o nosso artigo na íntegra.

  • E-commerce em alta

Agilidade, comodidade, cupons de desconto, facilidades no pagamento. O e-commerce ganhou força com a pandemia e agora quem não vende pela internet, está perdendo vendas!

De acordo com um levantamento feito pelo NZN Intelligence, após o Covid-19,  71% dos brasileiros aumentaram as compras online. A facilidade e comodidade das lojas virtuais fizeram com que os consumidores do Brasil encontrassem uma alternativa de consumo em meio a pandemia.

E a sua empresa, está preparada para se adequar às exigências do mercado? Deixe o seu comentário.

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